Monitoramento
A Defesa Civil de Santa Catarina vai contar com técnicos que passaram por uma formação, junto aos profissionais que vieram dos Estados Unidos para oferecer a capacitação. Os meteorologistas da Epagri/Ciram também vão operar com as imagens. Elas são geradas automaticamente de Lontras para Florianópolis de forma remota, sem a necessidade de ter profissionais na torre do Radar, no Alto Vale.
O Gerente de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Santa Catarina, Frederico Rudorff, relata que as chuvas que caíram no Estado nos últimos dias já foram registradas pelo equipamento. "Isso demonstra a eficiência do radar e que será uma ferramenta importante no trabalho de prevenção", disse.
Apesar disso, o Diretor de Prevenção da Defesa Civil, Fabiano de Souza, reforça a importância de se ter outras ferramentas para auxiliar."Temos que estar cientes que o radar meteorológico não vai operar sozinho. Ele é importante, mas pode nos dar um panorama a curto prazo. Com isso estaremos emitindo os avisos necessários", enfatizou. O Radar Meteorológico poderá prever, por exemplo, o volume de chuva, o risco de queda de granizo e outras ações do tempo
Nenhum comentário:
Postar um comentário